segunda-feira, 1 de junho de 2009

Exemplo de uso do 'Ethos' no Jornalismo

Nós, como alunos de Jornalismo, temos que saber usar tudo o que apredemos nas diversas aulas e matérias, de forma interligada. Aqui, usaremos como base a nossa aula de Discurso Jornalístico, dentro da proposta do blog, que tem como pontos principais as aulas de Tecnologia, História e Gêneros Jornalísticos.
O Ethos traz o lado, muitas vezes 'escondido' por subjetividade, que o texto defende na escrita. É a análise do discurso. No Jornalismo de Idéia, já debatemos isso em posts anteriores, como no que falamos sobre a Revista Veja.
A análise de textos de comunicação é dividida em 3 partes - Enunciado (marca verbal de um acontecimento), Enunciação (processo cujo produto é o enunciado) e Enunciador (assunto). Também analisamos a interação entre Autor (quem escreve), Interlocutor (quem recebe) e Tópico (o texto em si).
Mikhail Bakhtin é a origem da Concepção Dialógica da Linguagem, a partir de sua proposta de criação de uma poética sociológica.
Para exemplificar, um texto de Felipe Noronha, no qual ele analisa as diferenças de Discurso - Ethos em matérias de jornais e revistas na semana após o Primeiro Turno da eleição presidencial de 2006. Foram analisados os seguintes veículo: Carta Capital, O Estado de São Paulo, Agora, Folha de São Paulo e Jornal da Tarde.

No dia primeiro de outubro de 2006, ocorreu a eleição para Presidente da República. Contra todas as pesquisas divulgadas no dia anterior, Lula não venceu no primeiro turno, ficando com 48,61% dos votos válidos.
A partir do posicionamento sócio-histórico de 5 veículos de comunicação, veremos o uso da entonação, na escrita, para influenciar o público, os interlocutores, nas manchetes do dia seguinta à eleição.
A Folha de SP citava as vitórias do PSDB em SP e MG, junto da notícia do segundo turno presidencial. A entoação dada à vitória do PSDB pode levar o público a ganhar força sobre um lado partidário, sendo mais fácil essa interpretação no enunciado. Assim como no Estado de SP e no Jornal da Tarde, que seguem posicionamento de direita. "O povo quer 2° turno", manchete do JT, se funde com a imagem de Alckmin de braços abertos em comemoração na capa do Estado de SP, além da imagem de Lula perdido entre microfones. O interlocutor logo associa a imagem de glória para um lado, e o enunciado proposto pelo jornal é compreendido facilmente.
No lado da esquerda vemos a Carta Capital, revista que em sua capa destacou a baixa votação de Lula em SP. de um modo geral, já que seu público é bem selecionado, logo o interlocutor entende que no resto do Brasil Lula obeteve vantagem (em 21 Estados no 2° turno). A entonação é discreta, porém bem feita. E discreta é a entonação do Agora, que primou por polidez no ennciado ao interlocutor.
Cada veículo usa seu poder de influência sobre seu interlocutor. A interação entre autor, interlocutor e tópico é perfeita no sentido de que cada veículo tem seu público fiel.

2 comentários:

  1. Olá!

    Parabéns pelo blog. A escolha do nome e os temas publicados são criativos e interessantes. A "Sexta de Serviço" também é uma ideia boa, pois vocês aplicam na prática os gêneros e temas que vemos em sala.

    Grupo Blog Verbo Ler

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  2. Iae, pessoal, tudo bom?!
    achei bem interessante essa parte do blog. Vocês aproveitaram de uma área mais distante, que é a linguística, para mostrar que os jornais podem ser sim imparciais e que mostram essa imparcialidade muitas vezes de forma bem escondida para, em muitos casos, não distorcer a informação transmitida ao mesmo tempo que colocam suas opiniões nas matérias. As ánálises dos jornais foram ótimas.
    Abraço !
    Erick Paytl.

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